Terminou na Sexta o Prazo do FIES

Terminou na Sexta o Prazo do FIES

Todos os candidatos da pré-seleção para conseguir vagas no programa do (FIES) viram que terminou na Sexta o Prazo do FIES, para complementar os dados de inscrição, até 23:59 de quinta-feira (9/02/23). Dessa maneira terminou na Sexta o Prazo do FIES para finalizar os dados de inscrições. Por isso, o MEC alertou para todos ficarem atentos com a validação das informações enviadas por eles.

Prazo de 5 dias para validar a complementação da inscrição

Porque a partir do dia seguinte à complementação da inscrição em até 5 dias o candidato deve validar as informações já enviadas diretamente na instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado. Dessa forma o órgão pede para que os candidatos compareçam às instituições financeiras responsáveis principalmente para realizar a entrega dos documentos exigidos pelo Fies.

O que é o FIES?

De fato, o FIES é um dos programas do governo que ajuda estudantes a financiar suas mensalidades dos cursos de ensino superior que são pagos. Sobretudo esse programa possibilita juro zero para as pessoas que mais precisam sendo avaliado conforme a renda familiar de cada pessoa. A saber é usado o (Enem) como base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para ter acesso aos cursos.

Vale a pena usar o FIES?

Sobretudo a desvantagens é que ao se formar, você terá uma dívida por anos, sendo o valor do empréstimo do FIES. Porém a vantagem é que a mensalidade do curso será bancada pelo FIES, sendo integralmente ou parcialmente. Dessa maneira você consegue estudar em instituições privadas.

Como usar o FIES de forma correta?

A melhor forma seria, vamos supor que um estudante, por exemplo, pegou o dinheiro do FIES e até hoje ele está pagando. Decerto muitos irão dizer que é melhor pagar o financiamento mais rápido. Porém, esse estudante sabe que não compensa pagar o FIES mais rápido.

Porque vamos supor que a taxa do FIES seja 4%. Para que adiantar uma dívida que cresce só 4% ao ano em reais quando a inflação em reais está em 12,3% nos últimos doze meses. Visto que ele pode deixar esse dinheiro emprestado para o governo que dentro do Brasil é o que existe de mais seguro.

Quando você empresta pra o governo, ele vai te pagar com juros hoje de 12,75% ao ano. Porque se o governo não tem dinheiro ele pode emitir mais dívida, emite dívida mais longa pra pagar a dívida mais curta. Pois ele poderia também criar mais dinheiro ou simplesmente aumentar os impostos.

Em outras palavras, por que esse estudante vai pagar essa dívida mais rápido se ele pode pagar lentamente e ela cresce a uma velocidade muito pequena? Um vez que os investimentos crescem mais. Dessa forma esse tipo de ambiente muitas vezes compensa tomar um financiamento sim.

Outros programas do governo de Acesso ao Ensino Superior

1° O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo, sendo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso). Desse modo o público-alvo é para as pessoas sem diploma de nível superior.

2° O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Decerto a maioria das vagas são ofertada por instituições federais (institutos e universidades).

3° (FIES) Fundo de Financiamento Estudantil que é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260. Por fim, para saber mais detalhes desses programas você pode ir diretamente no site oficial do governo, link aqui.

Mais lidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *