
Certamente as novas tecnologias potencializaram a divulgação de notícias sensacionalistas. Porque a internet é repleto de notícias sempre com títulos criados com a intenção de chamar atenção. Dessa forma conseguem aumentar a audiência usando muitas vezes teoria da conspiração como Marketing.
Clickbait de Teoria da Conspiração Como Marketing
Decerto uma das táticas que vemos com grande frequência na internet é o famoso Clickbait que muitas vezes contém informações sensacionalistas ou falsas. Porque essa estratégia de “caça-clique” tem como objetivo apenas fisgar o clique das pessoas para se ganhar dinheiro com a grande quantidade de acessos.
De fato, várias teorias malucas são encontramos na internet onde usam o medo como estratégia de divulgação. Porém muito se é dito que essas teorias começaram apenas no período de eleições o que não é verdade. Já há muito tempo empresas e profissionais de propaganda e marketing utilizam desse elemento como estratégia de marketing.
Marketing Viral dá lucro?
Por certo, um exemplo de campanha viral que funcionou muito bem foi o caso do filme “A Forca” (The Gallows). Decerto o medo foi usado com estratégia por ser uma das emoções mais antigas e mais fortes da humanidade. Sobretudo o medo aciona o hormônio da adrenalina no corpo, causando várias reações que em seguida após a diminuição causa prazer.
Certamente isso tudo potencializa a transmissão de mensagens e nesse filme é contado a história sobre uma lenda urbana antiga. Pois conta sobre uma produção teatral que seria realizado em uma escola no ensino médio que não saiu como planejado. Porque um acidente levou a óbito um jovem chamado Charlie Grimille.
Jogo Charlie Charlie é um exemplo de marketing viral
Sem dúvida essa história já era bem assustadora, porém os produtores desse filme decidiram investir em uma campanha para divulgar um jogo paranormal. A princípio esse jogo mencionava a história de um demônio mexicano que tinha o nome Charlie. Pois para invocá-lo era necessário montar um tabuleiro com caneta e papel e falar a palavras “Charlie, Charlie você está aqui?”.
Sucesso da campanha - Teoria da Conspiração Como Marketing
Dessa maneira o fim da história você já deve ter ouvido falar, essa campanha viralizou de tal forma que a empresa BBC chegou a realizar uma reportagem para saber mais sobre essa lenda, se era real ou se era apenas uma estratégia de marketing de Hollywood. De fato, viram que era apenas uma história inventada para causar impacto e aumentar divulgação.
Por fim, o resultado financeiro para esse filme foi um sucesso. Esse filme “A Forca” teve um orçamento de 100 mil dólares, com a bilheteria ultrapassando mais de 40 milhões de dólares. Porque o povo ficou muito curioso para conhecer a história que inspirou aquele jogo chamado Chalie, Charlie.
Teoria da Conspiração Como Marketing Lucrativo
Por certo, muitas pessoas ganham dinheiro usando essa estratégia do medo para divulgar suas teorias da conspiração. Porque muitas pessoas são atraídas por essas teorias quando suas crenças psicológicas são frustradas – por exemplo, a necessidade de manter sua autoestima, ter mais controle da realidade ou até mesmo pertencer a um grupo.
Conclusão
Certamente muitos ganham dinheiro através de produção de conteúdos no Youtube apenas com objetivo de ganhar mais visualizações com seu canal para depois vender um acesso a alguma comunidade ou conteúdos exclusivos criados por eles. Já que a atenção e o clique é a mina de ouro da internet.
Leia também