Merchandising Editorial

Merchandising Editorial

Descubra como funciona a estratégia do Merchandising Editorial criado para promover as marcas dentro do cinema. Portanto, o merchandising editorial é usado para inserir marcas, produtos e serviços em programas de televisão, novelas e no cinema. Em outros países este tipo de merchandising é chamado de “Tie-in”.

Como funciona o Merchandising Editorial?

Certamente a tecnologia vem avançando juntamente com as formas de comunicação. Portanto, as pausas para serem apresentados comerciais nos programas de televisão já começaram a incomodar o público. Assim para melhorar esta situação foram criadas televisões digitais interativas.

Dessa maneira elas permitem ao consumidor programar facilmente o que deseja assistir com uma variedade grande de canais. Contudo essa interrupção com comerciais é um pouco desagradável. Por certo, no cinema a exposição da marca tem também uma grande abrangência. Por isso, as marcas procuram usar essa estratégia.

Merchandising Editorial usado no cinema

Porque o filme é passado muitas vezes, através de DVD, TV paga, e TV aberta. Portanto, um exemplo de merchandising editorial no cinema é o Filme Náufrago (2000), onde conta a história de um homem que trabalhava na empresa Fed-Ex. Visto que durante as cenas ficou muito evidenciado essa marca durante o filme.

A saber, outra cena de exemplo usando essa estratégia foi no filme O Terminal (2004). Por certo, no filme mostra várias cenas promovendo a marca Burger King. Dessa forma o ator principal aparece em cena comendo um lanche do Burger King. Confira essa cena no vídeo abaixo:

Merchandising Editorial no Filme "O Terminal".

Visto que essas inserções em filmes aumentam 4 vezes mais o desejo de comprar do público, nos seguimentos de celular, carros e outros produtos. Portanto existem dois tipos de merchandising editorial, que são o horizontal e o vertical.

Decerto o vertical é quando o ator menciona e fala dos benéficos do produto ou interage com o mesmo. Porém apenas expor o produto dentro do filme é o chamado horizontal. Assim a maior preocupação dos anunciantes e produtores é evitar deixar a cena muito artificial na apresentação.

Conclusão

Por fim, vemos que o merchandising editorial é uma ferramenta de grande importância para divulgação de produtos na televisão e no cinema. Já que eles representam uma eficiente vitrine para a exposição de produtos sem precisar interromper a cena igual acontece na TV ou nos vídeos monetizados do youtube.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *