Descubra como funciona a Matriz de Boston: BCG, O Que É, Como Funciona. Por certo, veremos as características de todos os seus itens de uma forma resumida. A saber, essa matriz foi Criada pelo Boston Consulting Group, a matriz BCG (também conhecida como matriz Boston).

Como Funciona a Matriz de Boston?
Portanto, essa é uma ferramenta de planejamento estratégico. Assim essa matriz possui duas dimensões: crescimento de mercado e participação de mercado. Dessa forma quanto maior a participação de mercado de um produto melhor será para empresa.
Isto é, quanto mais rápido o mercado de um produto cresce, melhor fica para empresa. Portanto essa matriz possui quatro categorias que são: Estrela, Interrogação, Vaca Leiteira e Abacaxi. Então confira agora uma síntese desses quatro itens.
A Estrela na Matriz de Boston
Visto que a estrela exige grandes investimentos e são consideradas como líderes de mercado. Ao passo que se a empresa mantiver a participação de mercado ela pode se transformar em uma vaca leiteira. De fato, ela possui uma grande fatia de mercado em um setor de alto crescimento.
A Interrogação na Matriz de Boston
Decerto a interrogação possui a pior característica de fluxo de caixa. Porque ela apresenta baixo retorno de investimento e ao mesmo tempo exige altos investimentos. Dessa maneira possui pequenas fatias de mercado em setores de alto crescimento.
A Vaca Leiteira na Matriz de Boston
Certamente, a vaca leiteira apresenta bons lucros com alta geração de caixa. Assim não é preciso grandes investimentos. Como resultado tem grandes fatias de mercado em setores de baixo crescimento.
O Abacaxi na Matriz de Boston
Portanto o abacaxi é o que deve ser evitado em uma empresa. Por certo, o abacaxi é ruim para empresas. Porque ele apresenta pequenas fatias de mercado com setores de baixo crescimento. Assim é necessário um esforço maior para sair dessa faixa.
Certamente saber em qual posição a empresa se encontra é de grande importância para a tomada de decisões. Dessa forma a matriz de Boston e a de Ansoff e os cinco PS de Mintzberg. Assim como o modelo das 5 forças de Poter são passos importantes na formulação de um plano estratégico.
Conclusão
Por fim, vemos que todas essas ferramentas auxiliam na organização das ações de estratégia. Porque mostra o mapa da mina, fazendo com que os objetivos da empresa sejam mais facilmente alcançados. Portanto o planejamento estratégico é de extrema importância para sobrevivência das empresas no mercado.