Certamente nesse artigo você irá descobrir de forma simplificada como funciona o Marketing Estratégico com Análise de SWOT. Porque é uma das ferramentas importantes para se fazer uma análise ambiental. Já que ajuda os empresários a direcionarem suas estratégias nos pontos principais da empresa.
O que é Análise de SWOT?
Portanto a sigla SWOT representa; pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Assim os pontos fortes e fracos da empresa são mencionados como variáveis controláveis. Porque se movimentam de dentro pra fora da empresa. Ao passo que as oportunidades e ameaças são as variáveis incontroláveis que se movimentam de fora pra dentro da empresa.
Dessa forma os pontos fortes e fracos são caracterizados por: Produto, Praça, Promoção e Preço. Visto que as oportunidades e ameaças caracterizam-se pelas variáveis incontroláveis. Além disso, a parte externa incluem os ambientes demográfico. A saber, que podem ser econômico, natural, tecnológico, sociocultural e político-legal.
Influências do Ambiênte no Marketing Estratégico com Análise de SWOT
Já que, existe grandes influências nos ambientes:
1 - Econômico:
Portanto a disponibilidade de crédito, taxa de juros, taxa de desemprego e distribuição de renda tem um papel importante na análise.
2 - Demográfico:
A saber, a idade média dos consumidores, nível educacional, faixa etária. Além disso, o tamanho da taxa de crescimento da população em diferentes cidades, religiões e nações e etc.
3 - Natural:
Assim, o clima, proteção ambiental, custo de energia e matéria prima são incluidos nessa análise.
4 - Tecnológico:
Portanto as Inovações, mudanças tecnológicas são incluídos na analise para trazer mais informações de valor ao marketing estratégico com análise de SWOT.
5 - Sociocultural:
Além disso deve ser analisado as forças que afetam valores básicos da sociedade, relação das pessoas e resistência dos valores culturais.
6 - Político e Legal:
Por fim, deve ser analisado as leis, como direito do consumidor, legislação trabalhista, tributária e etc.
Conclusão
Portanto através do Marketing Estratégico com Análise de SWOT obtivemos podemos obter informações valiosas. Certamente podemos usar essa estratégia quando surgir uma dúvida dentro da empresa, sobre o que fazer, como decidir, proceder.
Porque a bússola que pode nos guiar para o melhor caminho a seguir é recorrer aos itens: Missão Visão e Valor. Assim a análise de SWOT trás muitos benefícios para se fazer um bom planejamento. Já que ajuda os empresários a focalizar suas estratégias nos pontos principais da empresa.
Marketing Estratégico com Análise de SWOT como Bússola.
Uma vez que procura não desperdiçar tempo com análises desnecessárias. Por fim, podemos aprender que a análise de SWOT é mais uma das ferramentas poderosas de marketing. Porque pode ser utilizada até mesmo para qualquer tipo de análise de cenário.
Visto que irá trazer uma visão maior sobre o ambiente externo. Porque aumenta as chances de se evitar ameaças e facilitando a descoberta de oportunidades. Portanto se gostou dessa estratégia e gostaria de saber mais sobre isso, veja o vídeo e um artigo completo sobre o assunto no site rockcontent.com link aqui.
Leia também