
Conheça algumas propagandas agressivas utilizando Marketing da Guerra Comercial. Certamente propagandas agressivas podem ser punidas por órgãos reguladores. Portanto muitas vezes é necessário até mesmo realizar uma ação corretiva de comunicação por parte da empresa agressora.
Marketing da Guerra Comercial - Modelo Militar
Portanto o marketing da Guerra Comercial entre as empresas envolve o planejamento estratégico que teve seu início com o modelo militar. Sobretudo nos eventos de guerras, concepções. Porque busca encontrar posições mais vantajosas no combate ao inimigo.
Visto que para o professor Idalberto Chiavenato (2000), o conceito militar na atividade empresarial encontra várias semelhanças. Por exemplo, o planejamento de combate ao inimigo onde o foco é obter vantagens competitivas para se fazer antecipação ao adversário.
Guerra Entre Marcas de Carros
Com efeito, podemos ver alguns dos anúncios de combate entre marcas concorrentes no vídeo abaixo. Uma vez que a Marca Audi e BMW fazem anúncios com insultos.
1° Portanto Audi diz no Banner: "Xadrez? Não, obrigado, prefiro estar dirigindo O totalmente novo Audi A4".
2° Audi: "Sua jogada, BMW. O totalmente novo Audi A4".
3° BMW responde: "Verifique você mesmo. Pense de novo".
4° BMW: "Hora de verificar seu distintivo de luxo. Pode ter expirado".
5° BMW: "Parabéns à Audi pela vitória Carro Sul-Africano do Ano de 2006.Do vencedor do Carro Mundial do Ano de 2006. BMW".
6° Audi: "Parabéns à BMW por ganhar o Carro Mundial do Ano de 2006Do vencedor de seis corridas consecutivas das 24 Horas de Le Mans 2000-2006. AUDI".
7° BMW: Quem diria que a eficiência poderia ser tão bonita o novo BMW Série S uma explicação de Beleza".
8° Outra Marca: "Parabéns à Audi e à BMW por vencerem o concurso de beleza. Do vencedor do Motor Internacional do Ano de 2006".
9° Mercedes: "Um Mercedes também pode trazer prazer ao dirigir". A saber sendo um Banner mostrando um caminão mercedes carregando vários carros de outras marcas.
Marketing da Guerra Comercial da Nissan
Decerto a Nissan é uma empresa que esta crescendo no mercado e se dando bem com as suas estratégias de comunicação e marketing. Portanto temos como exemplo uma campanha realizada tempos atrás que foi polêmica. Porque apresentava as marcas concorrentes inconformadas pelo sucesso da Nissan.
Ao passo que mostrava de uma forma humorada as vantagens de se comprar um carro da Nissan. Contudo os concorrentes se sentiram ofendidos pela forma que foi apresentado a propaganda. Por isso a Nissan teve que realizar uma ação corretiva de comunicação.
Propaganda corretiva
Entretanto ao fazer essa correção, sendo um pedido de desculpas, a Nissan gerou mais polêmica. Porque o pedido de desculpa da Nissan foi: "Desculpe, por nós construirmos um carro melhor do que vocês". Assim os concorrentes não devem ter gostado de ouvir, porém era uma verdade.
Porém eles não puderam fazer nada, porque de certa forma a Nissan disse a verdade. Já que alguns modelos de carros foram considerados os melhores. Só para ilustrar a propaganda corretiva visa corrigir uma mensagem enganosa, mal interpretada. Sobretudo com o objetivo de manter uma boa imagem da empresa.
Conclusão
Por fim, com o desenvolvimento e o avanço da tecnologia esta sendo criado inúmeras táticas estratégicas diferentes para se obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Portanto os jogos de guerra tornaram-se mais complexos e maiores.