Influências do Neuromarketing das Marcas - Empresas buscam entender as mentes
Portanto o marketing é usado para ganhar um espaço mental na mente das pessoas. Visto que o marketing busca entrar na cabeça das pessoas e não sair mais. Porque é como se as marcas lutassem contra seus concorrente para ganhar um espaço dentro na mente dos clientes.
Para que a marca que mais se destacar irá ganhar preferência de escolha na hora da compra. Em outras palavras os produtos são criados dentro das fábricas, entretanto as marcas são criadas na mente. Certamente somos considerados seres humanos modernos e lógicos.
Porém grande parte de nossas decisões são tomadas pelo nosso subconsciente. Isto é, a parte instintiva dos nossos cérebros que também é chamado de cérebro reptiliano. Portanto como disse o professor Philip Kotler, “O Marketing 1.0 se destaca por atingir a mente do cliente”.
Venda de Café no Japão - Influências do Neuromarketing das Marcas
Dessa forma as marcas buscam entender o que se passa na mente do público alvo. Por exemplo, no campo de marketing, podemos citar a economia japonesa do ano de 1970 que estava crescendo. Ao passo que a empresa Nestlé estava procurando uma forma de ganhar dinheiro com isso.
Assim a Nestlé escolheu a opção de vender café. Porém os japoneses gostavam muito de chá, por isso a Nestlé decidiu testar o mercado com cuidado antes de entrar no mercado. Dessa forma, foram feito pesquisas de mercado perguntado aos consumidores de cada faixa etária se eles gostavam do Coffee Nestlé.
Primeiras vendas de café não foram boas como esperado
Então o resultado da pesquisa foi muito positivo, muitos disseram que gostavam muito do sabor do café. Ao passo que os executivos ficaram muito entusiasmados e decidiram investir em um plano de venda de café. Assim enormes somas de dinheiro foram gastos em marketing e distribuição de café para lotar as prateleiras do Japão.
Entretanto, o resultado de vendas não foi como esperado. Dessa forma o Nestlé Coffee simplesmente não estava vendendo no Japão. Porque os japoneses gostavam do sabor do café, embora optavam por não comprar o café. Dessa maneira diante dessa situação desafiadora a Nestlé decidiu trazer uma estrela do marketing para resolver o problema.
Explicação sobre o fracasso nas vendas dos novos modelos Jeep e do Café Nestlé
Porém não era o seu típico profissional de marketing. Porque ele era na verdade uma um psiquiatra de crianças que passou anos trabalhando com crianças autistas. Por causa de sua experiência esse profissional estava convencido de uma coisa curiosa.
Primeiramente as pessoas não podem dizer realmente o que querem. Já que esse psiquiatra acreditava que os desejos reais que os humanos possuíam eram conduzidos de forma inconsciente. Dessa maneira poucas pessoas estavam cientes disso. Portanto temos como exemplo o caso dos mais recentes modelos do carro Jeep que não estava vendendo.
Entendendo a Mente dos Consumidores - Influências do Neuromarketing das Marcas

Ao passo que a empresa não conseguia entender o motivo, porém se percebeu que para os consumidores americanos o Jeep significava liberdade. Portanto era o símbolo do velho Oeste, o que seria equivalente a correr livre a cavalo. Assim para os americanos o Jeep era o cavalo moderno.
Então quando o Jeep mudou seus faróis de redondo para quadrado eles perdiam essa conexão. Porque os faróis já não pareciam mais com os olhos de um cavalo. Como resultado a Jeep mudou de volta para os faróis redondos e assim as vendas subiram novamente.
Conclusão
Por fim, voltando ao caso do café Nestlé no Japão. Portanto foi entendido que os consumidores japoneses não possuíam ligação com o café. Porque não associavam a primeira infância japonesa. Já que as crianças cresciam observando seus pais beber sempre chá.
Por isso, conviviam com o cheiro de chá no ar e comiam lanches com sabor de chá. Portanto como adultos eles escolhiam chá em vez de café. Logo após a descoberta foi recomendado oferecer docinhos de café. Assim várias crianças japonesas começaram a descobrir o sabor do café.
Ao passo que através de vários tipos diferentes de doces e até bebidas açucaradas com sabor café as pessoas começaram a gostar cada vez mais do café e a substituir o chá. Como resultado o aumento das vendas começaram a aparecer trazendo um resultado foi incrível.
Leia também