Veja um exemplo de estratégia de marketing de diferenciação e segmentação de mercado utilizado pela marca Trident. Portanto veremos agora um exemplo prático de estratégia corporativa focadas em segmentação e diferenciação de mercado com foco na comunicação.

Estratégia da Trident de Diferenciação e Segmentação de Mercado
Decerto, a Trident com seu seguimento em doces oferece um chiclete que não provoca cáries. Sobretudo apresenta sabores marcantes e até exóticos. A saber, o proprietário dessa marca é a Kraft Foods, que a lançou em 1962. Portanto a marca tem presença global em mais de 25 países ao redor do mundo, tendo uma extrema popularidade nos Estados Unidos.
Em relação às estratégias de marketing, podemos observar que a marca Trident compreende a importância da diferenciação de seus produtos dos concorrentes. Por isso, promove a marca utilizando estratégias de comunicação. Por exemplo, a marca realizou uma campanha interessante no rio de janeiro em 2012.
Diferenciação e Segmentação de Mercado - Trident Seleciona Consumidor Para Compartilhar Experiências de Diversão
Então no Rio de Janeiro, a Trident fez uma seleção, para escolher um consumidor para atualizar as redes sociais da marca com experiências de diversão. Dessa forma o Profissional do Verão ganharia R$ 10 mil em um mês para ir se divertir em festas e viajar. Assim, a missão era ir visitar praias, conhecer comidas típicas e pessoas.
Ao passo que precisaria apenas relatar seu dia a dia por meio de posts na internet, nas redes sociais do Facebook, YouTube e Twitter. Dessa forma um dos objetivos da campanha era reforçar a estratégia da marca Kraft Foods de se associar a diversão e o riso.
Portanto o objetivo era tentar se aproximar mais do público jovem. Assim a seleção começou com um teste feito pela internet. Com resultado, os locais que o ganhador visitaria era Pernambuco, Búzios (RJ), Bahia, Fernando de Noronha, Florianópolis (SC) e até mesmo Maresias (SP).
Conclusão
Por fim, os benefícios que essa estratégias de comunicação pode trazer são muitas. Porque ajuda na diferenciação e segmentação de mercado. Já que agrega valor a marca através de associações relacionadas a boas emoções como diversão, alegria, humor. Portanto, essa estratégia é uma boa maneira de alcançar uma maior memorabilidade na mente dos consumidores.