Como se Livrar das Dívidas

Como se Livrar das Dívidas

Muitos brasileiros estão com muitas dívidas ainda, isso acontece porque muitas pessoas não sabem como se livrar das dívidas. Por isso aprender como organizar sua vida financeira é de grande importância. Em razão disso iremos te mostrar várias formas de zerar as dívidas e deixar sua vida financeira muito mais saudável e muito mais tranqüila.

Monitore suas finanças e saiba como se libertar de dívidas

Aprenda a acompanhar mais todas as suas movimentações financeiras, desde conta bancária, a entrada e saída anotando gastos e receitas. Dessa maneira você saberá como se livrar das dívidas, sabendo o quanto poderá gastar mais e o quanto poderá poupar para quitar dívidas ou investir o seu dinheiro.

Uma coisa que ajuda muito é ter um gerenciador financeiro, para que assim você possa registrar todos seus gastos mensais e todas as entradas de dinheiro de salário, lucros. Preparamos um artigo com mais detalhes falando sobre diversas opções de gerenciador financeiro, link aqui.

No primeiro mês que estiver anotando suas finanças você saberá o quanto está gastando da melhor maneira e o quanto está gastando de forma desnecessária. Dessa forma tendo todo esse controle fará com que você tome melhor suas decisões sobre como gastar melhor seu dinheiro e o que poderá cortar como gasto desnecessários e assim começar a sair das dívidas.

Tenha um foco e objetivo

Se o seu objetivo é apenas saber como se livrar das dívidas isso talvez não seja suficiente para se manter a disciplina. Porque é importante ter um objetivo maior que cause uma motivação ao saber de uma futura recompensa para que você realize esse esforço. Crie um sonho como o de comprar um carro, casa ou até mesmo viajar para algum lugar que deseja muito conhecer.

Pois ao criando metas, tendo foco você conseguirá permanecer por muito mais tempo na sua disciplina em manter sua vida financeira nos trilhos. Assim irá se livrando de dívidas ao poucos e vivendo com mais tranquilo sem tanta pressão.

Crie uma reserva de emergência

Para se prevenir de imprevistos como pandemias, desemprego, diminuição de renda, tratamentos médicos inesperados, é importante fazer uma reserva de emergência.

Tenha um valor de aproximadamente 6 meses de despesas. Com esse dinheiro investido em um investimento de liquidez diária você poderá acessar o dinheiro de forma mais rápida quando precisar. Assim você conseguirá manter seu padrão de vida por mais tempo.

Fique longe de novas dívidas

Se seu objetivo maior for sair das dívidas, o ideal é sempre procurar não criar novas dívidas, porque isso irá piorar sua situação. O cartão de crédito é uma cilada para quem não tem disciplina e saber usar corretamente, pois pode causar um super endividamento. Isso acontece porque comprar com cartão de crédito faz você não sentir tanto a dor de perder dinheiro quanto comprando com dinheiro de papel.

Faça o experimento, ao invés de pagar com cartão pague uns dias com dinheiro e verá que terá mais dó de gastar o dinheiro do que comprando por cartão de crédito. Por isso o cartão de crédito deve ser usado com cuidado e planejamento. Não se deve comprometer muito seu salário com dívidas. E outra coisa importante em saber é que ter mais de um cartão de crédito pode causar super endividamento se não usado de forma bem planejada.

Use seus Investimentos para diminuir dívidas e criar ativos

Ao estar já com muitas dívidas, procure evitar usar cartão de crédito e o cheque especial. As dívidas atuais que já tem, procure pagar a fatura total, para assim não ficar acumulando mais e mais dívidas. Evite gastar mais do que você ganha e o que sobre procure investir seu dinheiro, porque mesmo que seja com rentabilidade baixa é melhor do que deixar dinheiro parado na conta corrente do banco.

Se mesmo assim precisar comprar algo, tente comprar a vista ou até mesmo no cartão de débito para não precisar parar juros. Lembre que parcelar pode aumentar o valor do produto comprado por causa dos juros aplicados no parcelamento.

Mais lidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *