Descubra como funciona os Arquétipos no Marketing para Anúncios. Portanto nessa estratégia se usa figuras presentes em toda sociedade. Por certo, essas figuras foram explicadas pelo psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica chamado Carl Gustav Jung. Como resultado, algumas dessas idéias são aplicadas no marketing, publicidade e propaganda.

Inconsciente Coletivo - Arquétipos no Marketing para Anúncios
A saber, Carl Jung foi um discípulo de Freud, Jung incluiu o estudo sobre o inconsciente coletivo. Portanto Jung acreditava que o inconsciente coletivo era uma parte da psique que servia como uma forma de herança psicológica. Porque possuía todas experiências e conhecimentos que os humanos compartilham como especie.
Por isso, a mente humana teria aspectos biológicos fundamentais e inconcientes de nossos ancestrais que seria imagens primordiais. Visto que seria o fundamento básico de como ser um humano. Portanto Jung acreditava que a maioria das pessoas era dominada por um arquétipo especifico que pode ser:
12 Arquétipos de identificação:
- Cuidador
- Governante
- Criador
- Amante
- Cara comum
- Bobo da corte
- Sábio
- Explorador
- Rebelde
- Herói
- Mago
- Inocente
Assim, Jung em sua pesquisa ele percebeu quem em qualquer tribo, civilização em qualquer época se via figuras básicas. Portanto seria figuras primordiais que estariam presentes em todas as sociedades. Por exemplo, a mulher que deu a luz a um filho e que irá cumprir o papel de cuidador.
Teorias sobre os Arquétipos
Já que, não seria apenas o papel de mãe, no sentido de dar o leite, comida. Mas também participar do acolhimento emocional, proteção dos filhos. Dessa forma, passando conhecimento e sabedoria de seus ancestrais. Por exemplo em uma sociedade indígena brasileira, seria o Pagé.
Com efeito, pode se observar que algumas figuras sempre se repetem. Por isso, foi desenvolvido uma teoria ao redor dos arquétipos que não são apenas esses que são aplicados no marketing, publicidade e propaganda, porque existem outros. Então a aplicação dos arquétipos para o marketing busca mostrar imagens primordiais para se identificar com o público.
Arquétipos no Marketing para Anúncios facilita comunicação
De fato, são imagens que nosso inconsciente identifica com facilidade. Por exemplo, um arquétipo mostrado em uma propaganda pode atrair inconscientemente certos tipos de público específicos. Portanto, a ideia é trazer imagens primordiais que o público se identifique para facilitar a comunicação para atrair o público alvo.
Conclusão
Por fim, utilizar a estratégia de arquétipos no marketing, pode facilitar a comunicação. Porque não é preciso ficar falando muito, uma vez que apenas a imagem apresentada já pode dizer o que se quer dizer mesmo sem usar as palavras.
Portanto, Jung menciona, "a maneira real pela qual um arquétipo é expresso ou realizado depende de uma série de fatores, incluindo as influências culturais de um indivíduo e experiências pessoais únicas, não podendo ser negligenciadas" (JUNG, 2016).
Leia também