
Conheça o marketing do medo usado por publicitários e marketeiros para vender produtos e serviços através do medo. Certamente o medo é usado no marketing como uma ferramenta poderosa. Pois muitos políticos a usaram para ganhar votos e ditadores para tomar territórios e dominar.
Porque filmes de terror fazem tanto sucesso?
Decerto psicólogos dizem que esse interesse por filmes de terror se deve porque o ser humano tem o instinto de buscar sempre emoções primitivas e fortes. Por isso o medo principalmente seria uma delas. Portanto, por saber disso os marketeiros e publicitários usam essa necessidade humana para ganhar dinheiro.
Medo usado para aumentar vendas
Como resultado, podemos ver vários filmes de terror sendo campeões de bilheterias. Pois filmes como, o Exorcista, A Freira, Tubarão, o Sexto Sentido, Sinais, Invocação do Mal entre outros são exemplos de filmes campeões de bilheterias graças a essa busca do ser humano por emoções fortes e primitivas.
Portanto, várias empresas de diversos setores, por exemplo, seguradoras usam a estratégia do medo para ganhar muito dinheiro. Pois todos os anos é investido milhões para elaborar estratégias para se aproveitar das inseguranças das pessoas para se vender serviços, produtos e também para outras finalidades.
Estratégia do Medo usado pela Listerine
De fato, muitas pessoas já conhecem essa estratégia, ou pelo menos já possuem uma noção de como funciona. Porém a grande questão é como usar as emoção do medo para vender seus produtos e serviços sem cruzar a linha da ética. Já que vivemos em um mundo capitalista, onde a competição é feroz entre as empresas em busca de obter o máximo de lucro.
Marketing do Medo - História do Anti-Séptico Listerine
Assim podemos citar um clássico exemplo de marketing do medo que foi as campanhas icônicas de Listerine. Já que essa estratégia aumentou suas vendas em 6900%. Só para ilustrar, essa história começa em 1879 com um cientista americano chamado de Dr. Joseph Lawrence. Uma vez que esse cientista inventou uma formula chamada de Listerine.
Visto que essa formula foi um dos produtos mais versáteis do mercado, pois podia ser usado para muitos outros problemas além da função de anti-séptico. Porque tratava gonorreia, pé de atleta, limpeza de pés e usado até mesmo para limpar o chão.
Listerine foi rejeitado por 30 anos, mas o Marketing do medo Mudou isso
Portanto nessa época já havia várias outras empresas concorrentes atuando no mercado de antissépticos. Entretanto Listerine se destacava como o melhor anti-séptico naquela época. Todavia mesmo sendo o melhor produto do mercado ninguém prestava atenção em Listerine por 30 anos após sua invenção.
Aliás durante esses 30 anos os donos da marca tentaram vários tipos de marketing que podiam imaginar. Por certo tentaram vender o produto como sendo um assassino de germes, falando sobre infecções orais e os perigos. Além disso, faziam parcerias com dentistas para tentar vender como o perfeito aniquilador de germes da boca, mas tudo sem sucesso.
Listerine emfim encontrou a estratégia perfeita
Contudo na década 1920 emfim eles conseguiram usar a estratégia de marketing perfeita. Pois foi tão bem-sucedida que a as vendas aumentaram de apenas $ 115.000,00 dólares para mais de $ 8 milhões em um período de 7 anos. Como resultado suas vendas e a alta demanda continuam altas até hoje. Uma vez que mesmo depois de 100 anos a Listerine gera uma receita de $ 350 milhões por ano.
Com a finalidade de gerar medo a equipe de marketing da Listerine pensou em usar o mau hálito no plano que é a condição médica chamada halitose. Dessa forma a halitose era um problema que fazia a boca da pessoa cheirar muito mal por causa das bactérias bucais, o famoso ‘mau hálito’ temido pelas mulheres.
Roteiro dos Anúncios com elementos do Marketing do Medo
Isto é, para mostrar as pessoas esse problema eles contaram a triste história de uma mulher linda chamada Edna. Assim os anunciantes diziam que Edna era como uma mulher perfeita que todo homem queria. Porém ficavam enjoados pelo cheiro da boca dela e se afastavam porque ela possuía halitose.
Por isso Edna ficou muito triste, pois no contexto daquela época a propaganda era sempre de influencia patriarcal, impondo pressão nas mulheres para elas atraírem um homem rico e se casar. Portanto sobre essa pressão, ao mostrar a elas um anúncio mostrando uma mulher triste dizendo, uma dama de honra, mas nunca uma noiva ou um pôster de uma mulher solteira infeliz e outras noivas felizes.
Como o Marketing do Medo funciona no inconsciente
Por certo, dentro desse contexto, ter halitose era assustador para elas. Assim as mulheres corriam para comprar Listerine nas lojas, gerando um aumento grande nas vendas de 6900%. Ao passo que a palavra ‘halitose’ nem é uma palavra real, pois foi criada por George Lambert especificamente para usar na campanha de marketing para soar como um termo médico para o mau hálito.
A saber isso lhe rendeu milhões de dólares criando esse nome, pois a palavra halitose se tornou um milagre do marketing e um termo usado por médicos. Por fim, percebemos o grande poder do marketing do medo pode ter no consciente ou inconsciente das pessoas, incomodando seus medos e fazendo as pessoas comprarem produtos de forma impulsiva.