
Conheça a Comunicação Não Violenta (CNV) usado para se adequar linguagens e mediar conflitos de comunicação. Portanto, esse é um método ideal para saber como realizar uma comunicação eficiente que envolva empatia, compaixão, atenção e respeito. A fim de realizar uma comunicação assertiva, tanto na criação de campanhas de propaganda ou em relacionamentos pessoais esse método pode ajudar.
Motivos para usar a Comunicação Não Violenta (CNV)
Decerto a comunicação não violenta não é para pessoas que precisam de controle de raiva ou criminosos violentos. Além disso, não é um método para manipular as pessoas, mas para tornar a vida das pessoas mais positiva e melhor. Visto que esse método tem como objetivo mostrar que sem que saibamos, pode existir muita violência na maneira que nos comunicamos.
1° Passo - Observação na Comunicação Não Violenta (CNV)
Portanto na observação, devemos descrever os cenários de uma forma neutra sem julgamentos. Visto que geralmente julgamos as situações já com um peso de julgamentos, rotulações e especulações sem antes entender os fatos. Ou seja, analise os fatos sem insultar, rotular, culpar, comparar, julgar, insultar, criticar, exigir e punir as pessoas.
2° Passo - Sentimentos na Comunicação Não Violenta (CNV)
Ao passo que o sentimento, tem relação a nossa responsabilidade por nossos próprios sentimentos. Já que, procuramos sempre culpar os outros, por exemplo, dizer afirmações como "você me irritou". Visto que, na realidade, você se sentiu assim em determinada situação.
3° Passo - Necessidade na Comunicação Não Violenta (CNV)
Portanto nesse passo é preciso descobrir qual é a sua necessidade. Porque a não satisfação dessa necessidade pode te fazer se sentir irritado, por exemplo. Dessa forma as necessidades seriam o desejo de segurança, clareza, confiança e liberdade.
4° Passo - Pedido na Comunicação Não Violenta (CNV)
De fato, nesse passo é preciso pedir exatamente de forma clara o que você espera e o que você gostaria. Portanto confirme e pergunte a pessoa se ela realmente entendeu o que você deseja. Dessa forma se você perceber que a pessoa esta chateada, realize os 4 passos desse método. Assim conseguirá descobrir os verdadeiros sentimentos e necessidades das pessoas.

Conclusão
Por fim, devemos usar esse método da Comunicação Não Violenta (CNV) tanto para nos comunicar, enviando a mensagem como para receber a informação, ouvindo as pessoas. Portanto se a pessoa estiver tendo uma comunicação violenta com você, será possível entender de forma empática, ouvindo utilizando os quatro elementos da CNV.
Portanto, a Comunicação Não Violenta pode ser utilizada nas criações de campanhas publicitárias. Por exemplo, ao conhecer determinadas culturas, grupos de pessoas, artes, livros, músicas, filmes, teatro, arquitetura e etc, conhecer de tudo. Dessa maneira é possível entender a linguagem geral ideal que não é agressiva para os públicos e assim realizar uma comunicação mais eficiente.