
Imagine o Brasil em guerra, veja quem seria os Convocados e Dispensados em ordem de chamada. Decerto com a preocupação dos presidentes de uma possível 3 Guerra mundial esse fato trouxe muitas perguntas para os brasileiros.
A Ucrânia, por exemplo, convocou todos os homens de 18 a 60 anos. Pois todos eles foram proibidos de abandonar o país porque a nação precisaria de reservistas para ajudar o exército ucraniano na guerra.
A saber, o Brasil é historicamente um país pacífico, dessa forma costuma não se envolver em guerras fora do seu próprio território. Entretanto o Brasil precisou enviar soldados para outros países em guerra no passado no tempo das Guerras Mundiais.
Como é feita a decretação de estado de defesa?
Se Brasil fosse chamado para participar de uma guerra futura somente o presidente da República juntamente com o Congresso Nacional poderiam decidir em reunião se o povo iria entrar em uma guerra. Porque é preciso seguir todo um processo estabelecido na lei.
Decerto autoridades como Prefeitos, Governadores, Generais, Comandantes não possuem poder de decisão sozinhos para entrar em guerra. Porque só o Presidente do país e o Congresso Nacional tem esse poder de convocação do exército para a entrada do Brasil para uma guerra.
Portanto, o Presidente da República pode, consultando o Conselho de Defesa Nacional e Conselho da República decretar estado de defesa. A saber para preservar e restabelecer, em lugares restritos, a ordem pública. Sobretudo a paz social ameaçado mediante grave e iminente instabilidade institucional. E quando atingidos por calamidades naturais.
Qual seria a ordem de convocação?
Em um cenário de Brasil em guerra, veja quem seria os Convocados e Dispensados em ordem de chamadas:
1. Militares da ativa: Sobretudo integrantes das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica, Marinha) e forças auxiliares, Policiais Militares, instituídas para manutenção da ordem e segurança internas dos Estados, Territórios e Distrito Federal. Decerto os corpos de bombeiros militares também são forças auxiliares da reserva.
2. Os Reservistas: A saber a idade máxima para convocação não é definida pela lei. Entretanto todo cidadão do sexo masculino que completa 18 anos de idade é obrigado a participar do alistamento militar. Principalmente a partir dos 17 anos de idade já é permitido o Serviço Militar como voluntário.
Quem poderia ser dispensado?
Certamente a dispensa para convocação em período de guerra são alegadas como convicções filosóficas, políticas, religiosas e também problemas de saúde.
Entretanto mesmo alegando problemas de saúde e outras convicções isso não gerará automaticamente dispensa. Porque dependendo da necessidade do exército a pessoa poderá trabalhar em outras áreas designadas de acordo com demanda de trabalhos urgentes para ser realizados no exército.
Quais as chances do Brasil se envolver em uma guerra?
O Brasil escolheu não se envolver em conflito na Primeira Guerra Mundial. Porque tinha relações comerciais com nações que estavam na guerra. Entretanto o Brasil decidiu atacar para se defender. Dessa forma o Brasil enviou navios e apoio médico a Tríplice Entente composta por (Inglaterra, França e Rússia).
A saber o Brasil enviou também seu exército para a região da Jutlândia, entre Alemanha e Dinamarca onde ocorria os maiores conflitos. Na segunda Guerra Mundial o Presidente Getúlio Vargas decretou guerra contra à Alemanha. Por causa de um ataque alemão que afundou cinco navios brasileiros mercantes.
Dessa forma o Brasil deu resposta expressiva ao enviar aproximadamente 25 mil soldados para lutar na frente da batalha na Itália junto com o exército americano. Entretanto no contexto atual as chances são muito baixas de o Brasil entrar em guerra com qualquer país.
Mais lidos